Porque é tão difícil encontrar maquiagem pra pele negra?

Acontece isso:

lore post

Uma das perguntas que eu mais recebo é “Tássio, porque eu não consigo encontrar um tom de base pra mim?” Eu ousaria dizer que 90% dessa pergunta vêm de meninas negras.  E se você se identificou com esse quadro também, as notícias que eu trago não são tão boas assim.

Não pense que a indústria de cosméticos é racista e faz maquiagem apenas para gente branca. Antes de tudo, lembre que são grandes empresas no mercado e como toda empresa o importante é lucrar. Portanto não tem porque deixar essa parcela de consumidoras fora disso.

Mas quando a gente fala em produtos de pele, chegar a uma pigmentação mais escura não é fácil. Só as marcas especializadas em maquiagem tem disponível uma gama de cores suficiente pra dar conta de todos os tons de pele.  Vou explicar o porquê.

A coloração das bases, corretivos e pós tendem a puxar para o rosa ou para o amarelo, são os famosos produtos com “fundos rosados” ou “fundos amarelados”.  A coloração rosada é mais fácil de encontrar e assentam melhor em quem não tem muita melanina na pele. Porém, aqui no Brasil a coloração amarelada cai melhor pra quase todo mundo, principalmente aqui no Recôncavo da Bahia, onde há uma presença muito alta de negros.

Nem todas as marcas conseguem a tecnologia pra desenvolver esses produtos com fundos amarelados. Então achar uma base no tom certo acaba se tornando uma novela. A dica que eu dou é de que teste a base no rosto inteiro e observe como ela se adapta em diferentes luzes (luz natural, luz branca e luz amarela). Pra encontrar uma cor certa, às vezes tem que recorrer as grifes de maquiagem e desembolsar um pouco a mais pra adquirir.

Ainda há mais um fator a ser levado em consideração: geralmente as pessoas com pele de morena a negra tem uma descoloração no centro do rosto (nem sempre a melanina é produzida na mesma quantidade em todas as partes do corpo, olhem nas fotos), então uniformizar a pele com apenas um tom pode deixar a face com aspecto de pálida. Mas nada como um blush e um batom adequados não resolva.

lorena m

Na maioria dos casos, é necessário usar dois tons de base para o contorno do rosto.

lor2

E É sobre esse assunto que vamos falar no próximo texto.  Será que vocês usam a cor certa de blush e batom?

Semana passada eu recebi várias sugestões de assuntos e eu vou adorar receber mais. Comentem sobre o que vocês gostariam de ler. Obrigado Lorena Morais do Encrespando por fotografar pra mim!

Por hoje é só. Espero que vocês tenham gostado. Vejo vocês na semana que vem. Beijos!!

*Esse texto também foi publicado na minha coluna no blog Primogênio Notícias.

Leave a comment